Código de conduta em eventos

A ABEC Brasil, nos eventos que organiza, tem a firme determinação de oferecer um ambiente em que os participantes se sintam bem-vindos e seguros. Tal condição se concretiza mediante observância do que estabelece o presente Código de Conduta, cujos termos são inegociáveis.

Caso você se sinta sob ataque ou vítima de qualquer forma de assédio ou constrangimento, ou se depare com alguma violação do Código, por gentileza, entre em contato conosco pelo formulário disponível em Código de Conduta – relato de infração.

Diretrizes de comportamento

As diretrizes aqui estabelecidas se estendem a todos os participantes, palestrantes, expositores, comissões organizadora e de apoio, patrocinadores, voluntários e demais colaboradores e se aplicam tanto ao evento principal como aos a ele relacionados, sociais ou de qualquer outra forma.

Seja na relação pessoal direta, seja na eletronicamente intermediada, as pessoas devem abster-se de comportamentos ou ações que configurem assédio e constrangimento, como:

  • Tecer comentários que reforcem qualquer estrutura social de dominação (relacionados a gênero, identidade e expressão de gênero, orientação sexual, deficiência, aparência física, raça, idade, origem ou religião);
  • Utilizar linguagem ou expor imagem de natureza sexual; praticar agressões verbais ou físicas; perseguir ou intimidar alguém intencionalmente;
  • Capturar sons ou imagens constrangedoras;
  • Interromper, intencional e continuadamente, palestras ou apresentações, ou perturbar outras atividades integrantes do evento;
  • Praticar assédio sexual de natureza verbal ou física.

Seja gentil com as pessoas, não insulte ou menospreze a ninguém. Comporte-se profissionalmente. Lembre-se que assédio e piadas sexistas, racistas ou excludentes não são apropriados em local algum.

A ABEC Brasil agradece por ajudar a tornar o evento acolhedor e amigável para todos.